Sobre a vida...

quarta-feira, maio 07, 2014


A gente adora sofrer. E não adianta discordar de mim, você sabe que é verdade. Se não fosse, não dificultaríamos tanto os afazeres da vida, não nos importaria perdoar nem pedir perdão e não procuraríamos escolher fazer aquilo que a gente sente prazer fazendo. Tudo tem um preço.

A vida custa caro. A vida custa uma vida. Custa sonhos, planos, ensaios, preparos, limpezas e esperas. Mesmo assim ganhamos, de brinde, uma "caixa" recheada de pessoas, sentimentos, desejos, planos, poesias, folhas em branco e muitas canetas, para preenchermos da forma que quisermos. De certa forma, conseguimos ficar quites com ela, alguns desejos que ganhamos podem se equivaler a algum de nossos sonhos e os planos... Bom, planos são planos. Por mais interessante que possa ser tê-los, sempre os que queremos realizar serão moeda para outros que devem ser feitos.

As pessoas que ganhamos em nosso convívio quase nunca são escolhidas por nós. Muitas delas nos darão suporte, quase que na mesma intensidade em que estamos dispostos a suportar outras, e assim encontraremos os elementos cruciais para construirmos o que as vezes chego a duvidar que existe: a felicidade. Afinal, por mais introvertido que alguém seja (oi! \o) eu concordo com o mestre Jobim de que "é impossível ser feliz sozinho". O único motivo que acredito que talvez faça a felicidade ser possível é a amizade e o amor que a gente ganha, que doa e que constrói.

A poesia nos é passada de várias formas, seja escrita ou visual, mas geralmente ela se compõe de histórias de outras vidas que nos servem de guia, motivação para continuar tentando carregar a nossa de forma menos árdua possível. Acredito que quem aproveita o máximo da essência poética nos dada ao presenciarmos o mundo em vida consegue se sentir mais leve e engajado em construir a sua própria história.

Os sentimentos e desejos são dados de forma primitiva e, conforme amadurecemos, podemos adaptá-los ao nosso modo de enxergar a dimensão em que se encontra tudo o que não vemos, apenas sentimos. Isso nos torna mais completo, nos guia a um objetivo comum de nossa mente com nossa alma, fazendo do sofrimento que tanto tememos lições para escrevermos a nossa própria poesia. E é aí que entram os papéis em branco. Neles registraremos pensamentos e atitudes ao longo de toda a jornada, sendo cada caneta diferente uma nova maneira de atingir essas conquistas.

Eu já disse que a gente adora sofrer? Esse é o sentimento que mais nos move, principalmente por não termos o discernimento para separar, dentre o que queremos, o que é possível, o que é impossível e o que é muito difícil. Se soubéssemos, sofrer por algo muito difícil seria como chorar ao ver um filme triste: sentimos a dor por um momento mas, minutos depois, sabemos que o curso da vida não foi alterado pra ruim, e se ouve alguma alteração, foi pra melhor. Quando a coisa é fácil a gente não sofre. Quando a coisa é realmente impossível... Desencana. Mesmo assim, dou-lhes meu conselho em jamais acreditar que algo seja impossível. E seguir em frente.

Observe que geralmente estamos construindo, com o simples ato de viver, diversas dessas "caixas" para dar de presente às vidas que surgirão. Isso que dizer que, além de vivermos nossa poesia, a mesma será útil como inspiração de vida para outras pessoas. A escolha então é unicamente nossa e puramente pessoal: que tipo poesia queremos fazer de nossa vida? É difícil fazer do jeito certo, mas a partir do momento em que o fazemos, nada de impossível cruzará o nosso caminho. E seguir em frente nunca será tão prazeroso.

M.
Fonte da imagem aqui.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Lindo texto *OOO* Acho que eu nunca tinha pensado dessa maneira, sabe, que nós gostamos de sofrer? Mas acho que você tem razão. Afinal ser feliz ou não depende só da gente, de como vemos o mundo, quem nós escolhemos para estar por perto, que sonhos queremos e se vamos atrás deles por mais impossíveis que forem >w< De como escolhemos nossas canetas e escrevemos ;)

    Beijos :3

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Camila!
    É meio filosófico, mas sempre acabamos sofrendo sem querer, não que a gente goste meeeesmo de sofrer, mas meio que sempre estamos com uma dorzinha. Por que será? rs
    É só mais uma visão entre tantas que podemos ter!
    E sim, ser feliz só depende de nós e como nos relacionamos com esse mundo estranho!
    :***

    ResponderExcluir

Espero que tenham gostado do Post! Retribuirei com muito carinho <3
Se tiverem sugestões fiquem à vontade!
Beijos!:*

Like us on Facebook

Twitter