Sobre escolhas profissionais

domingo, julho 28, 2013


Quando eu era apenas uma criança tive vários pequenos sonhos, dentre eles: ter uma casa na árvore, ser cantora, conhecer o meu "príncipe" em minha super festa de aniversário de 15 anos - que também era um sonho - e que ele seria o meu companheiro pro resto da vida. Adorava idealizar tudo, e em minha cabecinha eu estava certa de que tomava conta de cada detalhe para que tudo acontecesse como eu queria. 

Infelizmente cresci um pouco e vi que nada daquilo parecia um sonho alcançável. Eu não tinha uma árvore só pra mim. Também não tive condições de fazer a minha festa de debutante e, consequentemente, nada de príncipe. Obviamente eu era a única pessoa que achava que eu cantava bem, e ainda por cima o maldito "Karaokê" sempre super agudo deixava a minha voz irritante nas festas de família. 

Comecei a praticar esportes. Sonhei ser uma pessoa sempre ativa, coisa que tenho lutado um pouco até hoje. Também comecei a tocar violão e então queria formar uma banda. O problema: eu era apenas uma garota com gosto musical diferenciado e nunca consegui encontrar os parceiros ideais. Insisti em continuar cantando, minha platéia de ursinhos de pelúcia fazia muito bem o seu trabalho. Escrevi uma história fantástica (ao menos era pra mim na época) que perdeu-se em um dos ataques de vírus em meu computador. Chorei dias.

Tempo vai, tempo vem, e o ensino médio chegou. Estudei bastante, tocava e cantava nas festas do colégio e escrevi uma peça de teatro. Me apaixonei pela fotografia, fiz um curso básico e virei a fotógrafa oficial da família. Aí o vestibular foi chegando. Engenharia, medicina, direito, administração, economia? Tudo muito óbvio e... chato. Ou pelo menos parecia.

Decidi que queria fazer diferente. Depois de várias pesquisas, escolhi meu curso. Resolvi unir minha paixão pela natureza, matemática e física. Não me arrependo, mas ultimamente ando tendo reflexões sobre esse assunto que me deixam sem sono... Será que sou hoje quem eu queria ser há 10 anos atrás? Por que eu fugi tanto das coisas que sempre amei fazer? 

Eu nunca considerei arte como uma profissão a ser seguida, como algo para fazer na vida. Sempre achei que arte fosse hobby. E o pior de tudo isso é que eu nem sabia que pensava assim. Deixei a arte completamente fora do meu leque de opções, como se nem existissem. Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Fotografia, Web Design, Moda, e tantos outros eram, pra mim, coisa de gente rica e de sorte.

Como você escolheu viver profissionalmente? Eu fiz uma escolha bem diferente do que sempre fui. Você considerou o que sempre amou fazer? Ou descobriu uma paixão de última hora como eu? Está satisfeita com essa escolha? Faço essas perguntas pois tenho conversado com muitas pessoas sobre isso, está me fazendo bem e me ajudando em meu atual processo de auto-conhecimento. Acredite, fazer o que não gosta traz angustia no peito, e pra mim isso pesa mais que o dinheiro. Não vale a pena. 

Dou um simples conselho a quem ainda não decidiu: não se apegue em nada a não ser o que você sempre quis fazer ou se viu fazendo. Não importa o que vão dizer, principalmente porque na vida sempre existirão pessoas que vão falar tanto da sua escolha profissional, quanto do seu corte de cabelo. E eles não pagarão suas contas. Siga seu coração, só ele entende como seguir a sua vida. E, então, seja feliz.

M.

Me segue lá no instagramtwitter e facebook 

You Might Also Like

9 comentários

  1. Adorei o texto Ma, acho que nem sempre a gente mantém a mesma opinião e as mesmas vontades, eu dizia que queria ser médica e hoje nem penso nisso <3 beijosss
    http://oblogdamandi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis ser cantora quando criança, mas quando cresci (agora) quero seguir algo na carreira de escritora, é o meu grande sonho atualmente. Por mais que eu não me considere nenhuma cantora de voz incrível e cheia de técnicas, aprendi a tocar violão e entrei em uma banda, mas já não é meu sonho ser cantora rs

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre quis ser professora de matemática quando era pequena(e todos riam de mim), aí desistir; não pela criticas, mas por ter visto que não queria aquilo mesmo! Já pensei em várias outras, e agora, no fim do Ensino Médio decidir Engenharia Civil! Se for dá vontade de Deus, vai ser essa, caso não for, tentarei outras!
    Amei seu texto!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. O texto muuito bom, acho que fiz escolhas erradas, e pensando muito sobre. Se me ajudou? Muito, mais muito mesmo.

    garotaatendencia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. É realmente complicado e na medida que vamos crescendo se torna mais ainda a escolha do que ser quando crescer..

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Participe do Sorteio do blog, Kit O Boticário. Clique!
    Participe do Sorteio do blog, 5 películas Protector Nail. Clique!
    @PriscilaFrr
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Marcela tenho de lhe dar os parabéns pelo belo texto. Sinto em algumas partes coisas da qual também vivi.
    Sobre a escolha profissional, escolhi deixar de lado tudo aquilo que eu mesma me contradizia. Desde pequena sonhava em fazer um curso relacionado a moda, mas sempre vinha aquele comentário do meu pai e outras pessoas que é uma profissão difícil. Enfim, pensei então em fazer direito, mas desisti no 1º ano do ensino médio. Comecei a pensar na possibilidade de cursar Design Visual, curso que a UFRGS possui. Então ano passado, estando no meu último ano do ensino médio comecei a fazer um cursinho pré-vestibular. Nesse tempo de cursinho passei por tantas coisas e ao mesmo tempo angustias. Troquei Design Visual por Arquitetura e Urbanismo, notícia pelo qual deixou o meu pai ainda mais orgulhoso. Já passando a metade do ano, comecei a enxergar outras possibilidades e tinha muitos amigos me incentivando a fazer Design de Moda. Todos me diziam que eu levava jeito para isso...
    Hoje, eu já cursei um semestre de Design de Moda, aprendi a costurar, sou estagiária em uma empresa que oferece cursos na área...
    Dá para perceber que estou correndo atrás dos meus sonhos. Eles podem parecer inalcançáveis desde o início, e podem até mesmo te fazer sofrer... mas não devemos desistir deles.

    Tecido Doce
    Sorteios

    ResponderExcluir
  7. Sempre me pergunto isso! Na época de vestibular não sabia ao certo o que escolher e acabou que me matriculei no curso de Letras Português/Inglês por outros motivos que não eram nem minha vontade, nem meu sonho! Me formei, dei aula por 4 anos (odiando fazer isso a cada dia) e hoje me sinto frustrada!

    Só sei que um dia ainda me sentirei realizada profissionalmente! Beijo

    http://muitossonhosadois.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Wendyel, entendo como vc se sentia! Parece que eu ainda não fiz uma decisão só minha, sabe? Que bom que você teve coragem e tá na direção do que ama fazer!

    Patrícia, não adie fazer o que gosta, não importa, a gente tem que ficar bem com a gente mesmo, ninguém merece ter que trabalhar já triste/frustrada por ter que trabalhar com coisa chata, né?

    Todas - Obrigada pela participação meninas! <3

    ResponderExcluir
  9. Desde sempre tive o sonho de seguir carreira com coisas ligadas a artes e musica (principalmente musica), mas meus pais nunca tiveram dinheiro e/ou levaram a sério isso, mas a 2 anos atrás eu consegui uma bolsa em um curso de violão, teoria musical e flauta doce e juntei dinheiro para comprar os instrumentos. Só que agora que já tenho que decidir qual será realmente a profissão que eu irei seguir, eu não sei de mais nada, pois meus pais sempre sonharam que eu seguisse medicina ou engenharia (seja ela qual for), e se eu quiser fazer o 2° grau em uma boa instituição de ensino (FAETEC era a que eu estava pensando) eu seria obrigada a largar meu sonho e tudo o que eu já conquistei, pois meus cursos são todos sábado e a maioria dos "bons" 2° graus tem aula sáb., mas caso eu não desista eu também não sei se dará certo, e tenho medo de tudo o que meus pais dizem (apesar de eu não acreditar) seja verdade sobre seguir carreira de musica. Tenho contato com muitos músicos e acredito que eu possa ter futuro nisso, mas ainda estou indecisa porque tenho medo'.

    Na sua opinião, seria muito arriscado eu fazer o segundo grau em um instituição +/- e depois fazer faculdade de musica, ou isso seria loucura? (Como a maioria das pessoas que eu conheço diz).

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir

Espero que tenham gostado do Post! Retribuirei com muito carinho <3
Se tiverem sugestões fiquem à vontade!
Beijos!:*

Like us on Facebook

Twitter