De que lado você está: ON ou OFF?

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Oi pessoal, tudo bem?

Semana passada eu percebi um considerável número de contatos no facebook compartilhando um vídeo bastante interessante (o suficiente para eu conferir). Depois de assistir e pensar um pouco - objetivo mor da mensagem - eu decidi escrever sobre ele, já que muita coisa tá cada vez mais clichê, assim como também há muita coisa sendo ignorada.
To meio atrasada no assunto, pelo que vi dos uploads no youtube, o vídeo está na internet desde o meio do ano passado. Mas, assim como eu estive atrasada, acredito que muitos também estão e gostaria sim de divulgar o vídeo, acho super válido! Então... Apertem o play que a gente conversa :)

*O vídeo foi feito por Deivison Pedroza.

É um tema polêmico e as opiniões estão sempre divididas. Muitas são características da idade da pessoa, outras são totalmente extremistas. E eu discordo com tais extremidades - e isso em praticamente tudo na vida, não só no assunto em questão!
Mas vamos lá...
De que lado você está? Consegue decidir?
Eu estou online. Obviamente esse post não vem do além. Mas na vida... Bem, não é por aí.
Acredito que comecei a usufruir da tecnologia numa idade saudável. Isso porque eu praticamente acompanhei as suas maiores evoluções: TV's de tubo para as mais modernas, vi celulares que eram luxo e tijolo ao mesmo tempo (diferente dos inseparáveis e portáteis de hoje), já salvei trabalhos escolares em disquetes, gravei muitas ficas cassetes comigo cantando com músicas que eu gostava e passavam nas rádios, acompanhei a mudança de VHS pra DVD... enfim, tudo isso numa boa memória. Eu não vi o auge do Vinil, coisa que eu gostaria e muito! Mas tive o contato, sei manusear uma vitrola. Tive muitos discos infantis e eu que dava o play! Ah, que saudade! Mesmo criança eu lembro de todos os detalhes, e não de uma vaga lembrança. Meu irmão de 9 anos não passou por isso, por exemplo. Ele nasceu e já jogou Playstation 2, diferente de mim que muito soprei as fitas do Sonic e do Mario. Ele também não teve que esperar (torcendo pra dar certo) 5 minutos para conectar a internet discada. Nem teve que cronometrar o tempo online pra maneirar a conta no fim do mês. Tudo ficou mais fácil.

Tá, mas aonde eu quero chegar?
Eu quero basear a minha opinião partindo da realidade, da constante mudança. Eu sei como dá trabalho chegar em toda tecnologia que temos hoje. Na verdade sei como dá trabalho fazer coisas mais simples, que envolvem muita ciência e criatividade, o suficiente para concluir o quanto o resto deve ser complicado. Para termos toda a nossa tecnologia, muitos estudaram, pesquisaram, erraram... E isso é ruim? Bom, depende. Ao mesmo tempo que construímos bombas e geramos uma absurda quantidade de lixo, temos uma medicina avançadíssima que consegue curar doenças perigosas ou prolongar a vida de pessoas que, sem esse avanço, morreriam rápido.

Eu sou do time das pessoas que acham que sempre temos que ver o lado bom da coisa. Toda causa gera uma consequência. E hoje temos uma consequência muito grave de toda essa nossa evolução. Infelizmente acredito que a evolução do ser humano pulou do homo sapiens para o robotizado, mas ainda há esperança em nós. Não dá pra voltarmos no tempo, isso ainda não conseguimos. Não podemos reverter a situação. Mas há uma coisa que eu acredito fielmente que podemos correr atrás e que fará com que consigamos maior satisfação: EQUILÍBRIO. Eu sou ON quando ouço minhas músicas. Sou OFF quando estou ouvindo música com os meus amigos na praça, na rua, ou até mesmo em casa. Sou ON quando me conecto com o imenso mundo da internet, quando escrevo no blog, quando leio blogs. Mas sou OFF quando eu leio meus livros, meus quadrinhos, meus cadernos, quando troco livros emprestados, quando visito os meus amigos. Sou ON quando assisto meus filmes e seriados sozinha no meu quarto, mas sou OFF quando combino de ir ao cinema com meus amigos seguido de um lanche. Sou ON quando falo com as pessoas pela internet, mas sou completamente OFF quando consigo me encontrar com elas!

Eu adoro a internet. Adoro essa forma rápida de compartilhar sonhos, trabalhos, sorrisos e o tudo o mais. Adoro pensar que, se eu tiver a pressa de falar com alguém, a pessoa não precisará esperar dias para a minha carta chegar. Temos a vantagem da praticidade. Isso é útil! Quem não gosta de ver arte de graça num mundo cada vez mais pretensioso? Pela internet e com livros podemos alcançar lugares inimagináveis, conhecer culturas e coisas novas, na hora que quisermos. Basta a gente escolher o que a gente quer. Basta bloquear coisas ruins e desnecessárias, da mesma forma que fazemos ao escolher um livro pra ler. Eu penso nisso tudo também considerando o fato que eu AMO o meu planeta. Amo tanto que pensei em dedicar a minha vida estudando-o. Adoro o cheiro da chuva, adoro brisa do mar, amo a sombra de uma árvore e amo olhar o céu a noite sentindo a grama debaixo de mim.
Sejamos ON nesses nossos momentos seletivos, mas sejamos OFF evitando o consumo desnecessário e, como diz no vídeo, nunca deixando "o planeta desligar".
De que lado eu estou? Do lado dos meus sonhos, dos meus momentos, dos meus amores, da minha diversão, da nossa natureza e das pessoas que precisam de mim.
E você, de que lado está? Adoraria ouvir sua opinião!

Até mais!
M.





You Might Also Like

30 comentários

  1. xii..acho que estou atualmente do lado on mas isso não significa que eu não me importante e pá!
    gostei do seu blog ;)

    posso te dar uma dica? aumenta só um pouquinho a letra..eu tenho problema de vista super tive dificuldade. beijos

    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
  2. Com a sua reflexão, qualquer palavra minha se tornou desnecessária! Eu estava pensando, enquanto via o vídeo, que sou exatamente um meio termo, porque faço coisas individuais, mas me conecto pessoalmente com as pessoas, saio com meus amigos, faço coisas ao ar livre. Acho que temos que ser na média, temos que saber dosar as quantidades e aproveitarmos essa tecnologia que está aí, e que se usada de forma correta, pode nos ser muito útil.
    Eu sou do time das atrasadas e não tinha visto o vídeo, então super valeu a pena você ter usado um tempo ON pra postá-lo aqui. Viu? Vou usar esse conhecimento que consegui ON lá fora, enquanto estiver OFF ;)
    Adorei o post!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, obrigada pela passadinha no meu blog, ja estou seguindo!
    Segue? www.purplstar.blogspot.com

    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Não sei dizer se sou um meio termo ou mais online... acredito que eu seja um pouco de cada... haha
    Obrigada pela visita.
    Beijos

    www.frescurasdemulehrzinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou no mode on!
    Seu texto me lembrou tantas coisas, pois passamos pela mesma época... fiz exatamente tudo isso que voce disse sobre uns tempos atrás..rs

    Sou tão ativa, tão up, tão conectada e gosto de andar desconectada também..rsrs. Acho que me identifiquei com vc!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Estou muito On atualmente,tenho que parar um pouco e é isso que farei! Adorei o vídeo...
    seguindo como ''garotadosquinze'',segue o meu??
    http://garotadosquinze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoreii,super legal...obrigada pela visita!
    http://mundopeerdido.blogspot.com.br/
    Beigos

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita,seguindo de volta,ando mais conectada...por ser começo de ano,já entro com bola total.bjs

    http://simonebastos2007.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Blog novo, segue?
    http://horsepink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visitinha, lindo seu blog!!
    Xoxo
    http://amorazap.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo! eu já tinha visto ele no youtube e adorei o que você escreveu!

    Diário de garotas
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Meninas, obrigada pela visita!

    Danii! Muito obrigada pela dica! Depois que você falou realmente achei que as letras estão meio pequenas mesmo ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. GENTE, SEU LAYOUT [É MUIIIITO LINDO!
    seguindo aqui!!

    http://muitabugiganga.blogspot.com.br/
    xeero

    ResponderExcluir
  14. Hahaha, obrigada Natália! Confesso que to quase enjoando dele! rs...
    Preciso ainda fazer umas coisinhas nele :)

    Obrigada pela visita! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Assim como Gabriela, eu também estou no meio termo, acho que tudo tem que estar num equilibrio.
    republicacrash.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tambem vi esse video por meio de divulgação e realmente achei que ele foi uma das melhores mensagens que li em 2012.
    Faz bem em divulgar por aqui, Parabens!


    http://vivenciandodevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Curti o blog,estou seguindo e o visitarei sempre, se puder retribuir ficarei grata... o meu é
    capuccinonacaneca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Essa reflexão só nos faz perceber do quão hipócritas, egoístas e individualistas que somos infelizmente. Desculpe-me mundo que com tanto amor me acolheu!

    ResponderExcluir
  19. acho que sou meio termo, hehe

    adorei seu blog, e estou seguindo flor. retribui? *-*
    e esta rolando um SORTEIO no meu blog, depois olha la :D
    beijoos ♥

    donaoncabrecho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Acho que não estou tanto em equilíbrio, mas o tempo todo faço o que posso para poder mudar isso! Bela reflexão.

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
  21. Questionamento influente para questionarmos se estamos realmente vivendo ou apenas vegetando nesta terra. Pois, uma grande maioria de pessoas que encontramos nem mesmo desliga o celular para um simples cumprimento de amigos.
    Atualmente, uma grande maioria de pessoas não quer conhecer o meio em que vive, utilizando 90% do tempo ligado e conectado na internet; realmente, temos forte indelicadeza nas conversas e nas relações pessoais, pois procuramos onde é que posso conectar na internet e não prestigiamos a pessoa que está em nossa frente.
    Porém, com tudo isto ainda se acham pessoas off prontas para tomar um café, conversar ou simplesmente viver a vida.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. A Internet é essencial nós dias atuais que vivemos, pois com todas essas ferramentas de pesquisa, de conhecimento, de estudo que a Internet nos traz, é de extrema importância que nós a utilizemos, mas devemos ter o controle de estarmos ON nas horas que realmente for necessário e devemos ficar OFF para termos um equilíbrio e uma boa qualidade de vida, sair de casa, interagir com pessoas, viajar, ir para o campo pra nos desconectarmos de tudo, isso é essencial, mas o que não acontece com a maioria das pessoas, muitas pessoas passam 24 horas ON, mesmo quando estão no momento de lazer, nos bares, até em igrejas, pessoas se conectam na rede através do computador e como se não fosse suficiente se conetam na rede por seus celulares, não há mais dialogo nas famílias, todos ficam em um comodo da casa solitários conectados a suas maquinas tecnológicas, nos bate papos teclando por horas a fio com amigos virtuais, não se sente mais aquele calor humano, quase tudo é discutido em fóruns ONLINE, não nos reunimos sentados a mesa e discutimos coisas do cotidiano e nem nos não importamos mais em ouvir a queixa do ente querido ou de um amigo como antigamente, devemos nos policiar e encontrar um meio termo, é necessário estar ON, mas as vezes temos que parar e viver em OFF, se não nos tornaremos uma civilização cada vez mais fria e avessa aos problemas que o mundo vem enfrentando correndo o risco de nos tornarmos seres com mentes robotizadas.

    ResponderExcluir
  24. Acho que todos nós temos um lado ON e outro OFF,só temos que aprender a aplica lo na hora certa.

    ResponderExcluir
  25. Acho que todos nós temos um lado ON e outro OFF,só temos que aprender a aplica lo na hora certa.

    ResponderExcluir
  26. Nos dias de hoje, cortesia, de um "bom dia" está cada vez mais raro. Precisamos sim, estar antenados às mudanças ocorridas com a "Terceira Onda". Mas sem perder a virtude do "ser humano. Também sou "off".

    ResponderExcluir
  27. Nos dias de hoje, cortesia, de um "bom dia" está cada vez mais raro. Precisamos sim, estar antenados às mudanças ocorridas com a "Terceira Onda". Mas sem perder a virtude do "ser humano. Também sou "off".

    ResponderExcluir
  28. Nos dias de hoje, cortesia, de um "bom dia" está cada vez mais raro. Precisamos sim, estar antenados às mudanças ocorridas com a "Terceira Onda". Mas sem perder a virtude do "ser humano. Também sou "off".

    ResponderExcluir

Espero que tenham gostado do Post! Retribuirei com muito carinho <3
Se tiverem sugestões fiquem à vontade!
Beijos!:*

Like us on Facebook

Twitter